Propilenoglicol ou Dipropilenoglicol??

Qual usar em preparações de essencias?

A essência é uma mistura de compostos aromáticos (sintéticos ou naturais)

Propilenoglicol  Fórmula molecular: C3H8O2 é um líquido viscoso, límpido e incolor; praticamente inodoro; sabor ligeiramente picante. Exposto ao ar úmido ele absorve a umidade, ou seja, a substância é higroscópica. O propilenoglicol age como hidratante e umectante em formulações de produtos cosméticos (ajuda a hidratar a pele e a protege-la do ressecamento). Esta característica confere ao propilenoglicol grande valor para produtos voltados as peles secas e/ou cabelos secos.
Solubilidade: Miscível em qualquer proporção com água, com acetona e com álcool; solúvel no éter; dissolve vários óleos essenciais; não miscível com óleos fixos. O propilenoglicol age na solubilidade e dispersão de ativos, como extratos vegetais, proteínas, vitaminas, aminoácidos, colágenos e outras substâncias em formulação cosmética.
A substância apresenta poder germicida semelhante à do etanol, podendo auxiliar na formulação cosmética na preservação de contaminação microbiológica.

Dipropilenoglicol (DPG)  É matéria prima de perfumaria. DPG é um líquido claro/incolor e viscoso de odor fraco de fórmula química C6H14O3. Poe ter excelente capacidade de co-solubilizar água, óleos e hidrocarbonetos o DPG é matéria-prima importante para a indústria de cosméticos. É usado como co-solvente em formulações de higiene e cosméticos com odor (fragrâncias). Em diversas formulações, aparece com concentrações de 1 a 50 %. É usado em batons, diversos preparados para cuidados da pele do rosto, corpo e mãos, em cremes e loções; desodorantes e deo-colônias; líquidos para permanentes; perfumes e colônias, preparados para limpezade pele, auxiliares de barba e pós-barba (cremes, loções, líquidos, lenços umidecidos, etc). Para formulação de essencias, é utilizado para ajudar na solubilização da parte oleosa da mistura na parte aquosa. Uma essencia em geral possui água, alcool e alguns outros componentes que podem ter uma parte oleosa. É preciso saber qual é (ou como está composta) a essência com a qual você está trabalhando. É provável que esta já tenha DPG suficiente na sua composição e usar mais seria apenas um desperdício sem acrescentar nada mais em seu produto.