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Netiqueta Netiqueta
Homem de Neandertal não tinha nenhuma das tecnologias que, hoje, podemos desfrutar. Além de usar guardanapos e fio dental, mostramos sinais de comportamentos que indicam nosso atual estágio de civilização. Leia os itens abaixo e verifique se você realmente evoluiu...
Netiqueta é uma forma de conduta na Internet, que estabelece normas de educação ao envio de e-mail e Chats. Abaixo temos algumas sugestões para melhorar e tornar mais eficaz sua comunicação.

| Responder
Ao responder uma mensagem muito grande, V. não precisa reenviar toda a mensagem anterior. Mantenha ou copie (cite) uma parte da mensagem original, para que, ao receber, seu destinatário identifique a origem da resposta.

| Assunto
Sempre coloque na mensagem um "Subject" (Assunto) que realmente descreva a mensagem. Mensagens onde o assunto é vazio ou incerto, costumam ir para o lixo antes mesmo de abertas.

| Formato
V. já viu mensagens precedidas de ">" no início de cada linha. Este sinal indica que a mensagem foi escrita no modo somente texto. A menos que sua empresa exija que se trabalhe deste modo (por questões de segurança) mude o formato de sua mensagem da seguinte maneira: No Outlook Express vá no menu em Ferramentas/Opções e clique na aba Envio. Onde está "Formato para envio de mensagens", escolha o modo HTML.

| Não grite!!
Na Internet, escrever com letras maiúsculas é o mesmo que estar gritando. Escreva com iniciais maiúsculas e o restante em minúsculas. Nomes próprios começam com maiúsculas (ex: Fortaleza, Internet, etc).

| Corrente "pra frente"
Nunca mande correntes, pirâmides ou listas para serem repassadas. Esta prática é legalmente proibida na Internet. Caso o provedor de acesso detecte, sua conta será cancelada. Mesmo aquela enganosa oração que o ameaça com azar caso não passe o texto para outras 7 pessoas. Você já teve o azar de recebê-la e ainda perdeu tempo com isto. Delete-a. Não envie.

| Propaganda não solicitada !
Isso também é proibido e se chama Spam .Esse tipo de atitude é ainda mais grave do que o envio de correntes e pode causar problemas judiciais ! Esse tipo de atitude é ainda mais grave do que o envio de correntes e pode causar problemas judiciais!

| Diversão??
Mensagens com piadas, texto e fotos picantes devem ser evitadas. Se você não resiste em ficar sem dividir estes arquivos, verifique se o seu destinatário não se incomoda com tais distrações. Se possível (e é possível), evite.

| Não perca tempo (nem o dos outros)
As pessoas estão trabalhando ou estudando e estão ocupadas. Se você realmente gosta das pessoas que estão em sua lista, então não faça que percam tempo com bobagens. Seja curto, claro e objetivo. Dê o seu recado de maneira que o leitor se concentre na idéia principal que V quer passar.

| Anexos
Ao enviar e-mails contendo apenas texto, dê o seu recado diretamente no corpo da mensagem. Use um arquivo anexo se ele for um documento complexo, com tabelas, imagens e outros objetos gráficos.

| Tamanho do Arquivo
Anexos muito grandes podem se tornar um grande problema para quem o recebe. Há caixas postais que são muito limitadas em tamanho e não suportam mensagens grandes como fotos e anexos. Além disso considere que a conexão do destinatário pode ser de baixa velocidade e talvez cara (como num Hotel, por telefone onde o minuto de conexão ruim custa caro e uma ou duas mensagens podem levar 20 minutos ou mais).

| Separe as coisas
Se você envia diversões aos amigos, crie uma conta de e-mail particular para isso e mantenha uma outra conta somente para assuntos de trabalho (esta regra vale também para o MSN, ICQ, etc). Quando estiver no trabalho, não permita que amigos o interrompam com assuntos que tomarão seu tempo e sua atenção. Isto pode ser muito perigoso quando se usa o MSN ou ICQ. Separar trabalho de diversão é uma boa prática, pois assim, um não atrapalha o outro. Uma boa sugestão é ter dois perfis de usuário. Se você tem uma conta em provedor de mensagens, abra outra só para trabalho e uma vez no trabalho, use apenas este perfil ou esta conta.

| Quem está do outro lado? Conheça seu interlocutor antes de trocar souvenires pela rede. Não mande santinhos ou nossas senhoras ou rezas para evangélicos. Nem pense:piadas que contenham conotação racista, classista, etc Um email é um documento e ofensas podem sofrer processos e retaliações. Se você quer mesmo arranjar confusão, não envolva sua empresa nisto. Cada tribo ou pessoa tem sua cultura, respeite isto.

| Gramática
Tente manter sua mensagem de forma correta quanto à gramática e ortografia. Se for possível, use o MS Word ou outro aplicativo que tenha corretor ortográfico. O email é um meio de comunicação, logo, palavras, expressões e termos mal escritos podem ser mal interpretados, descaracterizando o propósito da mensagem. Use parágrafos curtos e faça o texto em pequenos trechos. Isto também facilita a leitura. É boa prática deixar linhas em branco entre blocos de texto. Dessa forma, o texto fica organizado e mais fácil de ler, mesmo que a mensagem seja longa.

| Mensagens são confidenciais
Mensagens de uma pessoa à outra são sigilosas. Nunca repita ou encaminhe textos ou arquivos que outros enviaram a você em particular sem prévia autorização. O que V. recebe está sendo confiado à Você.

| Cópias
Quando for enviar um mesmo e-mail para diversas pessoas, coloque-as sempre no campo CCO, "cópia carbono oculta" (BCC ou blind carbon copy em inglês). Assim, cada destinatário não verá os endereços dos demais e você protegerá os endereços dos seus amigos. Acesse no Outlook Express em Ferramentas/Selecionar Destinatários...

| Estilo
Para enfatizar frases e palavras, use os recursos de sublinhado ou negrito, disponíveis nos editores de texto (lembre-se de estar no modo HTML). Se fizer uso de papeis de carta, prefira os temas suaves e que não confundam o texto de sua mensagem. No Outlook Express, vá em Formatar/Aplicar papel de carta.

| Confirmação de recebimento
A menos que seja obrigado por sua empresa a pedir confirmação de recebimento ou em ocasiões onde esta opção se faz realmente necessária, não use este recurso como padrão.

| Como encerrar
Despeça-se da pessoa de acordo com a característica da correspondência ou de acordo com o grau de intimidade que você tem dela. Alguns exemplos para uma despedida formal: cordialmente, atenciosamente, grato (a), respeitosamente, saudações. Se for mais próximo, vale usar: um abraço, até breve...

| Responda!!
Procure responder a todas as mensagens importantes no mínimo espaço de tempo. Acesse sua caixa postal ao menos uma vez por dia e procure responder mensagens em no máximo até 24 horas. E jamais deixe sem resposta os e-mails importantes.

| Correio Eletrônico
Nos exemplos acima, foi usado o programa MS Outlook Express, que é o mais comum e já vem com o MS Windows, mas sugiro que você experimente outros programas tão ou mais interessantes que este. Veja uma lista para download no site da Info Exame em http://info.abril.com.br/download/windows/wcat3_1.shtml